Cooperação Internacional

Filosofia

Projeto Capes/Cofecub 813-14 (2014-2017): Provas, demonstrações e representação

Coordenador no Brasil: Oswaldo Chateaubriand Filho (PUC-Rio)

Coordenador na França: Marco Panza (IHPST)

Projeto conjunto de pesquisa em filosofia das ciências formais com participação de pesquisadores de universidades brasileiras e de pesquisadores franceses vinculados ao IHPST (Institut d’Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques).

O projeto foi concebido levando em conta a seguinte dupla perspectiva:

a) A distinção entre provas (acolhedora o suficiente para dar conta da complexidade atual e histórica do tópico) e demonstrações formais, assim como questões a ela associadas;

b) Os diferentes modos de representação matemática e a procura de uma noção de prova que leve em conta esses diferentes modos de representação.

 

Projeto Capes/Cofecub – Edital Nº16/2015: Filosofia e Computação: interações contemporâneas

Coordenador no Brasil: Luiz Carlos Pinheiro Dias Pereira (PUC-Rio)

Instituição brasileira: Departamento de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Coordenador da equipe francesa: Jean-Baptiste Joinet

Instituição francesa: Departamento de Filosofia, Universidade Jean Moulin, Lyon 3, França.

O projeto está organizado em torno de questões filosóficas e epistemológicas sobre a ciência da computação e o processamento de informações (computação teórica). As disciplinas mobilizadas por esse programa interdisciplinar de pesquisa são, principalmente, a Filosofia (epistemologia e filosofia da informática), a Ciência da Computação Teórica e a Matemática.

 

Letras

CONVÊNIO CAPES – BRASIL-DINAMARCA - Vigente entre 2011 e 2014, a partir de intercâmbio entre professores do Departamento de Letras da PUC-Rio e do Departamento de Arte e Cultura da Universidade de Copenhague, desde 1998, este acordo, coordenado, do lado brasileiro, pelo professor Karl Erik Schollhammer e, do lado dinamarquês, pelo professor Anders Michelsen, mostrou-se extremamente produtivo no desenvolvimento do projeto “Os estudos visuais – a emergência de um novo campo disciplinar no contexto globalizado”, oferecendo cursos condensados, conferências e estágios de pesquisa. Para o periodo de 2015 a 2018, foi aprovada uma nova versão do projeto, através do Edital Multinacional (PGCI – 0390/2011).

 

CONVÊNIO INTERNACIONAL entre a PUC-Rio/CCCI e a Brown UNIVERSITY - Firmado desde 1995, o convênio, que objetiva auxiliar a viagem de alunos de pós-graduação que necessitem fazer cursos e desenvolver pesquisas na Universidade de Brown, tem, como representante da universidade americana na PUC-Rio, o Prof. Karl Erik Schollhammer e vem desempenhando plenamente sua função até o momento. Em 2015, recebemos a visita do Prof. Luiz Valente, que participou do XIIIº Seminário Internacional de Estudos de Literatura, como conferencista, e do Prof. Nelson H. Vieira que proferiu uma palestra nos Seminários Avançados do Programa de Pós-Graduação. O aluno do doutorado, Miguel Bezzi Conde, foi aceito para realizar uma pesquisa de 3 meses, apoiada pela Brown, no Department of Portuguese and Brazilian Studies sob a supervisão do Prof. Luiz Valente.

 

CÁTEDRA PADRE ANTONIO VIEIRA DE ESTUDOS PORTUGUESES – Criada em 1994 pelo Instituto Camões em convênio com a PUC-Rio, constitui um espaço transdisciplinar de pesquisas e estudos na área das literaturas de língua portuguesa, que promove, com o apoio de várias agências, seminários, cursos e visitas de pesquisadores estrangeiros. Como resultados de pesquisas desenvolvidas na Cátedra, destaca-se, em 2015, a publicação de 2 livros pela editora da UFMG: O intelectual e o espaço público e Políticas da ficção, organizados pelos professores Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes. Os livros são resultados de pesquisas desenvolvidas na Cátedra e reúnem textos apresentados em Seminários Internacionais realizados em anos anteriores, sob a sua coordenação. No segundo semestre de 2015, o livro, A invenção de Lisboa em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago (2015), de Izabel Margato, também foi publicado pela editora 7 Letras. Em 2015, a Cátedra Padre António Vieira deu sequência à sistemática recepção de professores visitantes na PUC-Rio para oferecer cursos do interesse dos projetos de pesquisa de professores e pós-graduandos. De março a junho de 2015, foi realizado o curso “Travessias estéticas: literatura e artes visuais (pintura e cinema)”, que, ao abrigo do Edital Escola de Altos Estudos (CAPES), permitiu a atuação da professora Isabel Pires de Lima, da Universidade do Porto, como responsável por uma disciplina de 3 créditos. De agosto a outubro de 2015, o professor António Pedro Pita, da Universidade de Coimbra, pôde desenvolver, na PUC-Rio, o plano de trabalho “Realismo e nomeações do real: o regionalismo brasileiro e o neo-realismo português nos horizontes estético e histórico-cultural no entre-guerras”, graças a apoio concedido pela FAPERJ. Em 2015, a Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses integrou um conjunto de atividades de cooperação entre outras Cátedras e outros centros de estudos do Brasil e do exterior, o que permitiu a visita de inúmeros escritores portugueses à PUC-Rio. Do ponto de vista da atuação de pesquisadores da Cátedra em atividades no exterior, merecem destaque a colaboração da professora Izabel Margato com projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade do Porto e na Universidade de Coimbra e a participação do professor Alexandre Montaury Baptista Coutinho em iniciativas de outras Cátedras; o professor apresentou a palestra “Una ciudad en común”, no âmbito do Seminário “Paisajes urbanos em la literatura portuguesa”, realizado pela Cátedra Fernando Pessoa, da Universidade de Los Andes (Bogotá, Colômbia) e apresentou o trabalho “A ficção de António Lobo Antunes: a presença de Ângelo de lima” no Seminário Internacional “Orpheu canta para Cleonice”, organizado pela Cátedra Jorge de Sena, da UFRJ.

 

CONVÊNIO PUC-RIO / UNIVERSIDADE DE LOS ANDES – BOGOTÁ (Colômbia) – Iniciadas em 2010, com uma visita do Prof. Renato Cordeiro Gomes à universidade colombiana, as iniciativas bilaterais resultaram, em 2011, na assinatura do convênio-marco entre as duas universidades. Cabe lembrar duas atividades importantes de 2014, que marcam o trabalho deste convênio: em primeiro lugar, a publicação do volume 18, número 35, da conceituada revista Cuadernos de Literatura, em que pesquisadores da PUC-Rio e da Universidade de Los Andes, associados a seus pares da Universidade Javeriana de Bogotá, compuseram o dossiê “Depois do Modernismo”; em segundo lugar, a participação da Universidade de Los Andes, ao lado de outras cinco universidades brasileiras, nas conferências intituladas “Reler os anos 60/70”, do eminente crítico Jacques Leenhardt, em videoconferências, organizadas pelo Programa de Pós-graduação de Literatura Cultura e Contemporaneidade, através e com o pleno apoio do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu). Anualmente, professores da PUC-Rio e da Universidade de Los Andes realizam uma programação conjunta de seminários nas duas instituições, além de participações eventuais em disciplinas regulares e bancas.

 

INSTITUTO CONFUCIUS – O Instituto Confucius da PUC-Rio tem como finalidade a divulgação da língua e da cultura chinesa na Universidade e na cidade do Rio de Janeiro. Foi estabelecido como resultado da parceria entre a PUC-Rio e a Universidade de Hebei (China) e faz parte da rede de Institutos Confucius presente em todo o mundo. O convênio entre a PUC-Rio, representada pelo Departamento de Letras, e o HANBAN, entidade ligada ao Ministério da Educação chinês, têm como meta as seguintes atividades acadêmicas: oferecimento de cursos de mandarim; divulgação de diferentes aspectos da cultura chinesa; promoção de eventos artísticos e culturais; estabelecimento de intercâmbios entre professores, pesquisadores e alunos chineses e brasileiros; e a realização de atividades que possam atender às necessidades de segmentos sociais que se interessam por questões relacionadas ao diálogo Brasil/China. O ano de 2015 foi marcado por um intenso fluxo de trocas de experiências entre alunos de graduação e pós-graduação e professores e pesquisadores brasileiros e chineses, destacam-se as palestras dos professores visitantes Hans-Georg, Ronnie Lins e Shu Changsheng, bem como o lançamento do livro China made in Brasil e a montagem da “Exposição Chinesa”.

 

CONVÊNIO COM LISBON CONSORTIUM E UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA DE LISBOA – Este convênio, que visa dupla titulação, reúne o Programa de Pós-Graduação de Literatura, Cultura e Contemporaneidade aos programas de Mestrado e Doutorado do Lisbon Consortium e da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Através do mesmo, o professor Karl Erik Schollhammer participou do Summer School do Lisbon Consortium, como palestrante convidado, e a professora Isabel Capeloa Gil realizou duas visitas oficiais à PUC-Rio, uma como professora visitante e outra para assinar o convênio de colaboração internacional e dupla titulação. A aluna do Programa Rebeca Leite Fuks foi aceita para realizar um estágio doutoral na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa entre junho de 2016 e junho de 2017.

 

CONVÊNIO DE INTERCÂMBIO E COLABORAÇÃO INTERNACIONAL COM A UNIVERSIDADE DE AALBORG, na Dinamarca – Firmou-se este convênio entre as duas instituições, envolvendo, do lado brasileiro, a PUC-Rio, e, do lado dinamarquês, o Department of Culture and Global Studies e o Department of Comunication da Universidade de Aalborg. Como primeiro resultado, apresenta-se a visita da professora Lone Dirckend-Holmfelt, que proferiu uma série de palestras para o Centro de Teologia e Ciências Humanas.

 

Arquitetura

SAP – SOUTH AMERICA PROJECT Infraestrutura, Paisagem e Fronteiras

Sobre a pesquisa

No ano de 2011, a Graduate School of Design, da Universidade de Harvard, inaugurou uma iniciativa internacional de pesquisa sobre os impactos da implementação de grandes obras de infraestrutura no continente sul americano e suas repercussões em projeto. Entitulada South America Project (SAP), a iniciativa reuniu um grupo seleto de pesquisadores nos campos da arquitetura, urbanismo e paisagimo advindos de diferentes instituições de ensino e pesquisa norte e sul americanos.

A PUC-Rio, juntamente com a FAUUSP, foram as instituições brasileiras convidadas a integrar a rede de pesquisa e desenvolver atividades em parceria com Harvard e outras instituições sul americanas. Os Professores do PUC-Rio Otávio Leonídio e Gabriel Duarte, que é atualmente Professor Visitante em Harvard, são os responsáveis pelo contato e desenvolvimento das atividades do SAP dentro da universidade. Neste momento estão sendo planejados ateliers de projeto internacionais em parceria com a Universidad de la República (Montevideo, Uruguay), a Universidad Nacional de Rosario (Rosario, Argentina) e a Harvard GSD, sob a responsabilidade dos Professores Gabriel Duarte, Marcos Favero e Pierre Martin.

A iniciativa do SAP foi planejada para ser desenvolvida ao longo de dois anos, tendo sido lançada em outubro de 2011 com o simpósio inaugural Hinterland Urbanisms, que foi organizado em Harvard e contou com a participação dos Professores Otávio Leonídio e Gabriel Duarte, que apresentaram suas propostas de pesquisa e participaram das reuniões de formulação dos planos de trabalho. A longo dos próximos anos de trabalho no âmbito do SAP, serão organizados outros dois simpósios a serem realizados após o término do primeiro ano (em Santiago, Chile) e no fim (novamente em Harvard). O simpósio final coincidirá com uma publicação e exposição que mostrará os resultados dos trabalhos de professores e alunos das diversas instituições que compõe a rede de pesquisa.

Maiores informações sobre a iniciativa podem ser verificadas no site http://www.sap-network.org/

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Ed. Cardeal Leme - 10º andar – sala 1063
t. [55 21] 3527-1294 - f. [55 21] 3527-1296

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016